sábado, 29 de junho de 2013

Artista de capas do Yes e Asia processa James Cameron


Roger Dean, um artista britânico responsável por algumas das capas dos álbuns mais emblemáticas da década de 70, está processando o diretor de cinema James Cameron sobre o visual de seu filme de 2009, "Avatar", de acordo com o The Wall Street Journal.

Dean afirma que o famoso filme de ficção científica teria pego emprestado mais do que um pouco da inspiração de seus famosos retratos de paisagens de fantasia, que estamparam as capas dos LP´s de bandas como YES e ASIA, nos anos 70 e 80. Dean está processando o diretor em mais de 150 milhões de dólares.

O processo foi movido em Manhattan nesta semana. Nele, Dean alega que a equipe de produção de "Avatar" estudou as famosas capas dos álbuns - como o álbum de estréia de 1982 auto-intitulado do Asia e o épico de 1973 do Yes "Tales From Topographic Oceans" - quando eles preparavam o filme. A papelada faz referência as "montanhas flutuantes", os "arcos de pedra" e vários anexos e marcas encontradas nas criaturas voadoras encontradas nos filmes.

Dean está à procura de uma parcela de 2 bilhões de dólares que o filme faturou desde o seu lançamento. O The Wall Street Journal relatou que o advogado de Cameron disse que o cineasta não precisava roubar os conceitos de Dean, já que ele é a "pessoa mais original e criativa da indústria do cinema hoje em dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário