sábado, 10 de maio de 2014

Quem será o novo baterista do Angra?


Com a recente divulgação de que o ANGRA perderá seu baterista de longa data, Ricardo Confessori, os fãs começaram a especular quem será o substituto do músico que fez história na banda. Confessori deixará a banda para se dedicar à novos projetos, e isso não fica claro de como ficará o futuro do SHAMAN (se ainda há um futuro para o Shaman). Você vai conferir à seguir alguns nomes que eu considero válidos para ocupar a vaga.

Dentre as primeiras especulações tivemos o nome de Bruno Valverde. Bruno é um baterista que veio do fusion e também do progressivo, um músico com uma pegada bem versátil, podendo tocar de tudo. Seu estilo "Virgil Donati" faz com que alguns achem que não seja a escolha certa para uma banda de heavy metal. Mas Mike Mangini tocou thrash no ANNIHILATOR e hoje integra o DREAM THEATER, então, tudo é possível.


Vale ressaltar que o talentoso músico toca com ninguém menos que Kiko Loureiro e Felipe Andreoli (ambos do Angra) no Kiko Loureiro Trio. Um forte indício para a vaga. Geralmente alguns músicos não gostam de utilizar colegas de outros projetos em suas respectivas bandas, mas eu disse, "alguns", quem sabe Bruno possa ser uma alternativa.

Confira abaixo um video de um ensaio com o baixista Felipe Andreoli, onde os dois tocam várias músicas, incluindo canções do primeiro álbum solo de Kiko Loureiro, "No Gravity".



Um outro nome que poderia ocupar a vaga, mesmo já estando em outra grande banda do nosso metal nacional, é Eloy Casagrande. O jovem baterista, que foi pupilo de Aquiles Priester, daria muito bem conta do recado. Por ter a mesma pegada Priesteriana, ele poderia continuar a saga "Rebirth"/"Temple Of Shadows" numa boa. As músicas da banda poderiam voltar à aquela velha e boa velocidade que foi regredindo nos últimos álbuns.

Eloy foi baterista também de quem? Andre Matos, sim, o eterno vocalista do Angra. Seria interessante ver um músico tocando nas duas principais bandas do metal brasileiro, o Angra e o SEPULTURA...e muita responsabilidade também. Um jovem talento que poderia aproveitar uma oportunidade com toda sua técnica em uma banda técnica. Abaixo podemos ver um video de 2008, quando Eloy fazia parte da banda solo de Andre Matos, na performance da música "Nothing To Say".









Uma outra possibilidade, até mesmo como um inovação, seria Amilcar Christófaro do TORTURE SQUAD. Mas um baterista de death metal no Angra? Mesmo sendo um baterista de thrash/death, o músico possui influências variadas, passando até por gente do progressivo, como Neil Peart (Rush), Scott Rockenfield (Queensrÿche) e Mike Portnoy. Por possuir uma pegada veloz, com técnica e perfeccionismo, seria uma opção válida para a banda, até porque deixaria o clima mais pesado. A banda poderia optar por seguir um caminho mais seco e simples, mas mesmo assim, com qualidade.


Vale lembrar que Amilcar participou do DVD de aniversário de 20 anos do lançamento do primeiro álbum do Angra, o "Angels Cry". Convidado para tocar uma faixa ao vivo com a banda, a música que ele teve que "encarar" foi a rápida e harmoniosa "Evil Warning". Um momento muito interessante para a ocasião. O músico se mostrou bem acomodado com o estilo e poderia muito bem ser uma escolha diferente para a banda. A performance de Amilcar tocando "Evil Warning" pode ser conferida aos 1:27:30 no video abaixo:



E falando em navegar por outros mares, a banda paulistana que ganhou o mundo, poderia também chamar outro membro do RHAPSODY OF FIRE para se juntar ao time. O alemão Alex Holzwarth poderia "voltar" a assumir as baquetas do grupo, já que outrora ele esteve em estúdio gravando na íntegra o "Angels Cry". E aproveitando que já temos Fabio Lione na banda, mais um colega gringo não faria mal algum não é mesmo?


Holzwarth já esteve envolvido em vários outros projetos com diferente estilos, além de ter gravado o consagrado primeiro álbum do Angra, Alex também fez parte do iluminado cast dos primeiros álbuns do AVANTASIA, "The Metal Opera" parte 1 e 2. Power metal é com ele mesmo, e somando isso ao Angra, teríamos algo naturalmente essencial para o estilo. Quem sabe isso faria com que a banda voltasse ter a magia dos velhos tempos de power metal, buscando isso em músicos "acostumados". Muitos até considerariam esta formação como um 3º Rhapsody, mas não podemos esquecer que foi ele quem gravou o saudoso álbum "Angels Cry".

E por último, ele...porque não? Seria este o momento perfeito para um retorno? E novamente substituindo Ricardo Confessori? Aquiles Priester está sendo o nome mais cogitado para a polêmica vaga de baterista do Angra. Nos primeiros segundos da nota de que Confessori deixaria o Angra em breve, os leitores já começaram uma "campanha volta Aquiles". Sem ter muito o que falar, Aquiles foi o baterista mais expressivo que a banda já teve. Todas aquelas levadas e técnicas que a banda já tinha, Aquiles acrescentou mais ainda.


Sinceramente eu nunca aceitei essa rivalidade entre Aquiles Priester e Ricardo Confessori, até porque, isso nunca existiu. Assim como Ricardo retornou, também existe a possibilidade de um retorno de Aquiles. Na era "Rebirth" e "Temple Of Shadows", a velocidade e técnica da banda ficou em evidência, afinal havia uma cozinha extremamente rápida na banda, com a adição de Felipe Andreoli e Aquiles. Já que Felipe ainda continua na banda, poderíamos ter um "renascimento" dessa fase, com o retorno de Aquiles.



E aí? Será que teremos algum desses nomes na nova formação do Angra? Também existem vários outros nomes que poderiam ser acrescentados nesta lista, nosso país está repleto de músicos talentosos, quem sabe teremos um novo talento para ser revelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário