sexta-feira, 16 de maio de 2014

Baixista acusa Led Zeppelin de plágio


Mais uma vez, o LED ZEPPELIN se encontra como réu em uma ação judicial, onde a banda está sendo acusada de ter roubado um de seus clássicos de outro músico. Só que desta vez não é um músico de blues ou folk, mas um colega do rock.

A Business Week relata que Mark Andes, baixista fundador do SPIRIT, está entrando com uma ação contra a banda, alegando que a introdução de "Stairway to Heaven" é muito semelhante a sua canção, "Taurus".

Andes está buscando uma liminar para bloquear o relançamento iminente de quarto álbum do Led Zeppelin, onde 'Stairway' aparece, na esperança de que o guitarrista Randy Califórnia, que escreveu "Taurus", receba um crédito por co-escrever a música. Califórnia morreu em 1997, mas não antes de dizer a um repórter: "Eu diria que foi uma imitação. E os caras fizeram milhões de dólares nela e nunca disseram 'Obrigado', nunca disseram: 'Podemos te dar alguma grana por ela? "É doloroso. Talvez um dia a consciência os force a fazer algo quanto à isso".

A fim de provar a violação de direitos autorais em um tribunal dos EUA, o requerente tem de provar que não só as músicas são praticamente idênticas, mas também que o réu teve acesso ao material de origem. O primeiro show do Led Zeppelin nos Estados Unidos foi como banda de abertura para o Spirit em 1968, o ano em que "Taurus" foi lançado, seu álbum de estréia auto-intitulado. As duas bandas também apareceram juntas em vários festivais em 1969.

Casos do Led Zeppelin com violação de direitos autorais é um dos mais notórios e bem documentados na história do rock. Processos anteriores os obrigaram a dar créditos à co-autores em "Whole Lotta Love", "Babe I’m Gonna Leave You", "The Lemon Song" e "Dazed and Confused".

Confira abaixo as duas músicas e compare:

Spirit - "Taurus":


Led Zeppelin - "Stairway to Heaven":

Nenhum comentário:

Postar um comentário