domingo, 5 de outubro de 2014

As obras de arte de Gustavo Sazes


Depois que todo o processo de gravação de um disco é finalizado, um dos últimos passos a ser cuidados é a parte ilustrativa do produto, a capa do álbum. Para todo designer ou responsável pelo trabalho, a capa de um disco é a tela em branco de um quadro só aguardando as pinceladas para criar a arte. E falando em arte, mostraremos a seguir algumas obras de arte de um grande artistas que coleciona trabalhos invejáveis. O brasileiro Gustavo Sazes. Gustavo não é apenas um designer gráfico qualquer, ele é mestre em criar as artworks de bandas do mundo todo.

Ele sempre foi uma pessoa ligada aos detalhes, não é a toa consegue criar visões totalmente diferentes de uma capa para outra. Como qualquer um que é ligado ao rock e metal, Gustavo começou em uma banda, mas foi no desenho que ele descobriu seu real talento. De um simples arte para a demo de sua própria banda para as capas das grandes bandas ao redor do mundo. Desde então ele é o artista mais requisitado pelas bandas de metal do mundo a fora. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos faz isso valer a pena. Confira abaixo algumas das milhares de obras de arte de Gustavo Sazes.

ARCH ENEMY - "Black Earth Remastered & Expanded Edition"

Uma das capas favoritas de Gustavo. Como um gosto pessoal do artista em pegar capas antigas e dar uma roupagem nova, Gustavo remodelou a arte da capa da versão "Black Earth Remastered & Expanded Edition" do Arch Enemy. Neste seu segundo trabalho com o Arch Enemy, inicialmente, o guitarrista Michael Amott e Gustavo discutiram sobre a possibilidade da arte ser mais literal em relação ao titulo mas a idéia de refazer a capa com crânios funcionou de forma natural.




ANGRA - "Aqua"

Gustavo fez um trabalho completo com o Angra. Além de reformular todo o site da banda, Sazes criou as capas para o single "Arising Thunder" e para o álbum "Aqua". Todo o conceito gráfico da capa do álbum ficou à cargo de Gustavo. A capa retrata bem o tema do álbum, baseado na obra “A Tempestade” de William Shakespeare.










ALMAH - "Fragile Equality"

Outra obra prima de Gustavo, "Fragile Equality" do Almah trouxe um tom mais sombrio e dark. Nesta capa, de muito bom gosto por sinal, Gustavo usou tons mais escuros mesclando com elementos futuristas. O vocalista Edu Falaschi havia enviado textos nos quais ele baseou as letras para trabalhar nas idéias. O CD ainda não tinha nome, porém o conceito estava todo lá. A capa na verdade retrata de forma simbólica e surrealista um momento X ou Y da história escolhida inicialmente ao acaso.




FIREWIND - "Few Against Many"

A banda grega também reconheceu o belo trabalho do brasileiro, e recrutou Gustavo para ser o artista da capa do álbum "Few Against Many" de 2012. A capa do álbum já é sexta da banda feita pelas mãos de Gustavo. Para este álbum ele utilizou efeitos que gosta muito de usar, como profundidade, um céu dramático, e elementos como fogo e vento, as cores, etc. As bandeiras no fundo foram inspiradas em visuais do filme Ran, de Akira Kurosawa.






SYMMETRYA - "Last Dawn"

Um dos trabalhos mais recentes de Gustavo Sazes, foi com a banda catarinense Symmetrya. O artista ilustrou a arte do último álbum do grupo, "Las Dawn". A capa retrata bem o nome do disco, uma mulher vestida de vermelho, o entardecer e o fim do mundo que se aproxima fazem os pássaros de afastarem. Segundo o tecladista Milton Maia, há melancolia e um amor escuro na obra. De acordo com o próprio Gustavo: "O trabalho do Symmetrya ficou dentro da proposta da banda, acho que casou muito bem com o som atual deles. Foi um prazer trabalhar com eles". Uma bela capa para um ótimo disco.



Gustavo Sazes preza por não se identificar, gosta de manter o anonimato. Prefere que apenas suas capas sejam o centro das atenções. Confira abaixo mais algumas obras que foram ilustradas pelo brasileiro:

DR. SIN - "Animal"




















KAMELOT - "Sacrimony" (single)


















HUDSON CADORINI - "Turbination"





 















OFICINA G3 - "Depois da Guerra"

 












 






KRISIUN - "Southern Storm"




 
















KORZUS - "Legion"

Nenhum comentário:

Postar um comentário