sábado, 8 de março de 2014

Porque alguns leitores do Whiplash são tão "esquentadinhos"???

 

Primeiramente não estou aqui para atacar ou menosprezar a opinião de ninguém, até porque, cada um tem a sua. Vou aproveitar e dar a minha mais sincera opinião sobre um assunto delicado que vem sendo muito discutido pela mídia especializada, e estamos falando de sites de rock e heavy metal. Vou pegar como exemplo o Whiplash.net na qual eu sou redator. "Porque o site insiste em publicar notas estilo revista Contigo"? Fofocas, humor (mesmo sem nenhuma graça), e outros assuntos, estão entre as principais discordâncias dos leitores do site. Uma nota sobre o prato preferido de Steven Tyler por exemplo, é motivo de muita discussão e revolta entre os fiéis leitores do Whiplash.net, em sua grande maioria criticando negativamente a matéria, o autor da matéria, o site, enfim.

Pois bem...mas qual o motivo de tanta reclamação? Porque estes leitores insistem em reclamar dessas notas, já que não trazem informação nenhuma? E a pergunta que não quer calar! Porque será que essas benditas matérias, sem relevância alguma, dão muito mais acessos do que qualquer outra matéria séria? Será que é algum erro do sistema ou será que os leitores realmente gostam de matérias desse tipo?

Como todo mundo já está cansado de saber, ninguém pode agradar a todos. Por isso o Whiplash.net recebe críticas das mais variadas formas. Só que nisso tudo, ainda existe algo desnecessário - aquela exigência de comentar. Nos últimos anos, com a popularidade do Facebook, o site abriu espaço para os comentários através da rede social, daí essa ferramenta possibilitou uma inundação de idéias, elogios, críticas, xingamentos e por aí vai...

Mas porque se dar tanto ao trabalho simplesmente porque não gostou de uma matéria? Primeiro de tudo, o leitor sente a necessidade de abrir a matéria (mesmo que não tenha gostado dela), faz questão de ler a matéria (cada vírgula, cada erro de português), ver quem escreveu a nota, ir até nos comentários, logar sua conta no Facebook, escrever um texto gigante dizendo tudo o que o Whiplash é atualmente, xingar o redator da matéria, o dono do site, a mãe de alguém...e blá blá blá. Mas pra quê tudo isso??? Apenas pra dizer que não gostou da matéria? Ok, você tem toda a liberdade do mundo para clicar no "não gostei", simples, o site já disponibilizou isso para o público.

Mas agora vamos lá. Esses leitores que sempre pedem para que o Whiplash volte a ser o que era antes e tudo mais, se esquecem que hoje o site continua forte. E porque uma simples "fofoca" faria com o ele perdesse a credibilidade? Será que se esqueceram que o site ainda aposta nas notícias sérias, como resenhas, reviews, agendas e datas de shows e muitas outras informações?

Se alguém é culpado nessa história, sinto muito...mas o culpado é o próprio LEITOR.

O LEITOR é o responsável pelos acessos nas notas, não adianta reclamar do site, dos colaboradores, do editor, porque é assim que é. É o LEITOR que dá acesso ao conteúdo do site. Basta dar uma verificada nos acessos de algumas matérias. E se o site recebe um número elevado de visualizações por causa dessas matérias, o que você acha que vai acontecer? É a vida, ninguém é santo!

Vou pegar um exemplo de duas matérias que eu enviei semanas atrás para o Whiplash.net. A primeira foi uma matéria "super séria", contendo informações sobre o lançamento do novo álbum do ARCH ENEMY. A matéria rendeu até o momento, 534 acessos.



Já a segunda matéria contém uma foto onde Kelly Osbourne fazia uma simulação de "estrangulamento" em Lady Gaga, em plena cerimônia do Oscar. A foto mostrou que as duas estão em paz e que toda aquela  guerrinha entras elas havia chegado ao fim. Então, reparem quantos acesso rendeu essa matéria:


Compare e comprove. 534 acessos em uma matéria "séria", que é o que todos querem, contra 13.531 de uma "fofoca" estilo revista Contigo, que é o que alguns dizem.  Porque essa diferença? Será que o público está realmente interessando em saber quando vai sair um novo álbum de uma banda ou prefere saber quando que a Lzzy Hale vai pousar pra Playboy? Aí é com você amigo leitor, fica ao seu critério escolher que tipo de matéria você prefere ler. Todo o interesse de um site é de sua livre e espontânea escolha. Depende de você acessar o conteúdo ou não. Simples assim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário