sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bandas que gravaram clipes em presídios


Você tem alguma fobia de presídios? Já imaginou como é ficar trancafiado em uma cela, ser um prisioneiro, cumprir pena, pagar pelos crimes que cometeu? É...isso é muito desesperador, tem pessoas que nem imaginam como é o clima dentro de uma penitenciária, e por sentirem pavor, nem sonham em chegar perto de uma. Imagine presenciar uma cena igual a daqueles filmes, que ao ser preso você passa por aquele corredor de celas, cheias de presos te encarando com aquele ar de 'carne nova no pedaço'! Um presídio é um lugar que o criminoso irá pagar o seus pecados, mas também pode ser um cenário de um clipe de heavy metal...porque não?

Uma cadeia enfestada de presos violentos (ou não) é o ambiente perfeito para um clipe de metal. Logicamente, existe toda uma seleção, onde são escolhidas as melhores maneiras para se fazer uma gravação, seja para algum depoimento, um documentário ou até mesmo um video clipe de algum artista. Na realidade foram poucas bandas que intrepidamente consideraram a idéia de gravarem um clipe em um presídio, estando no meio dos presos ou pelo menos em um lugar mais acessível, de acordo com as regras. Com este assunto em mente, selecionamos 4 bandas nas quais gravaram seus video clipes em presídios de verdade. Confira:

METALLICA - "St. Anger" e show em presídio na Dinamarca:

Claro que o primeiro nome que vem a cabeça é o Metallica. A banda não tocou apenas uma vez, mas DUAS vezes em presídios. Além do show que fizeram em uma cadeia nos EUA, cujo as imagens foram usadas para o video clipe de "St. Anger", a banda foi até a Dinamarca para tocar em um outro presídio em 2012, mas o mesmo estava desativado desde 2006. A tensão foi maior durante as gravações do clipe de "St. Anger": "Foi um dia pesado para todos", declarou o porta-voz da gravadora Elktra Records, Joel Amsterdam. "A música fala sobre as maneiras boas e ruins de liberar sua raiva, e o que pode acontecer com você, caso não faça isso corretamente. É o tipo de canção perfeita para tocar para os prisioneiros".

Clipe de "St. Anger":



Video de "Enter Sandman" gravado em presídio desativado na Dinamarca:



BELLA UTOPIA - "Dilema do Prisioneiro":

No nosso time também tivemos uma banda nacional que se aventurou em um complexo penitenciário. Foi no CPP de Goiânia que a banda Bella Utopia gravou o seu novo video clipe para a faixa título do álbum mais recente, "Dilema do Prisioneiro". O video estreou em julho deste ano e a intenção da banda era de tocar com a presença dos presos, mas não foi possível. A idéia partiu da vocalista do grupo, Isabela Eva: "O sistema penitenciário do Brasil é algo que sempre me chamou atenção. Desde quando morava em Brasília e por alguns trabalhos de cinema, vi todo esse universo. Quando escolhi esse tema para o CD, queria, desde o começo, que tivéssemos a chance de realmente ver de perto o sistema penitenciário daqui. Fiz um trabalho prévio de visita à CPP e a uma outra delegacia, onde chegamos a fazer as fotos da banda dentro das celas".



FERNANDO CESTER - "Estreito ou Largo":

O cantor gospel Fernando Cester levou um pouco de rock gospel para a penitenciária José Parada Neto em Guarulhos. O video começa com um depoimento de um detendo seguido pela banda tocando em uma área de lazer dos presos. Fernando comentou sobre o video clipe: "Quis que fosse real. A ideia do clipe é mostrar que a vida é preciosa demais para você tomar decisões que vão te fazer andar pra trás e que as consequências podem ser pesadas. Agora que está tudo registrado, a expectativa está a mil". A música do clipe "Estreito ou Largo" é um single que deverá fazer parte do próximo disco do cantor. 


SLAYER - "Repentless"

O recém lançado clipe de "Repentless" do Slayer custou muito trabalho e esforço de todos os envolvidos. Dirigido por BJ McDonnell, as gravações levaram oito horas e foram conduzidas sob um calor de quase 40 graus. Esse é o primeiro clipe dirigido por McDonnell, que dirigiu o filme "Terror No Pântano 3". O novo video clipe da banda estreou na sexta-feira, dia 11 de setembro, foi filmado no presídio feminino Sybyl Brand na zona leste de Los Angeles e mostra um cenário de massacre entre os presidiários. O video é violento, com cenas perturbadoras como a de um detendo sendo degolado, tudo regado à muito sangue. O video também conta com a participação do ator Danny Trejo, conhecido por filmes como "Machete" e "Con Air: A Rota da Fuga". 


Se conhece mais alguma que ficou de fora desta pequena lista, fique à vontade para indicá-lo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário