sábado, 30 de janeiro de 2016

E se Phil Anselmo fosse racista?


Hipocrisia. Acho que esta palavra 'bonitinha' já poderia resumir este artigo, então se você não gosta de ler e compartilhar opiniões, passar bem.

A humanidade está ficando cade dia mais chata com o passar do tempo. Impressionante como hoje em dia tudo é preconceito. O preconceito nada mais é do que uma forma de banalidade que cresce conforme é alimentado, é algo que já está fora de controle. O crime de racismo é algo detestável, sem sombra de dúvida, mas que infelizmente sempre existiu e está um pouco longe de acabar. Lide com isso. Antes de você tentar tapar o sol com uma peneira, olhe ao seu redor e não tente pagar de herói, porque sua hipocrisia pode lhe entregar. A polêmica que se passou em torno da brincadeira de mal gosto proporcionada pelo vocalista Phil Anselmo, foi apenas uma pequena amosta do que já estamos acostumados a ver.

Por exemplo, você sairia procurando um racista, um xenófobo ou um homofóbico pelas ruas? Você sabe que ele está lá, mas mesmo assim não se dá ao trabalho de "combater o mal pela raiz". Você espera ele se apresentar para, aí sim, julgá-lo. Ainda mais quando se trata do meio artístico. Tem que ser famoso, porque ninguém vai dar moral para um coitadinho desconhecido. Um exemplo, Michael Jackson foi criticado por ter mudado de cor....muitos achavam que ele QUIS ficar branco por vergonha de sua cor negra, mas que na realidade ele tinha vitiligo. Mas mesmo assim as pessoas não se contentaram em aceitar sua condição: "Não, ele fez um processo de 'embranquecimento' de pele porque não queria mais ser negro".

Lemmy Kilmister colecionava objetos totalmente ligados ao nazismo. NINGUÉM o condenou por causa disso. Muitos torceram o nariz pelo fato dele colecionar este tipo de material, mas mesmo assim fazem questão de ter todos os discos do MOTORHEAD. Mas o próprio músico admitiu que não seguia as idéias, somente colecionava os artigos por admiração. Falando em PANTERA, você lembra daquela famosa guitarra de Dimebag Darrell? Com a bandeira confederada? Este símbolo é mencionado como um incentivo ao ódio racial, mas não vi ninguém condenado o guitarrista por racismo. Inclusive, um grupo anti-racista chegou a vandalizar o túmulo do guitarrista, e você (amigo leitor), condenou os atos do tal grupo os chamando de invejosos e covardes.


Agora você (amigo leitor) com toda sua postura de boa pessoa, conservadora e tudo mais, optou por julgar um ato infeliz de um dos maiores frontmans do metal. O que Phil Anselmo fez foi desnecessário, mas mesmo assim não muda em nada a nossa realidade, muito menos a história do Pantera. Claro, gerou toda esta polêmica, mas isso é novo? Devemos deixar de ouvir Pantera por causa disso? O cara já se pronunciou, pediu desculpas, estava bêbado, mas a princípio foi fácil julgá-lo por qualquer tentativa existente de racismo. "White-Power" e mi mi mi.

Com isso, muita gente tentou se promover em cima de toda esta polêmica, simplesmente condenar as atitude alheias é mais bonito do que se imagina. Foi o que fizeram o senhor Sebastian Bach e o vocalista do MACHINE HEAD, Robb Flynn, dois que já fizeram cagadas semelhantes no passado, e que agora querem limpar a barra em cima dos erros dos outros. O que Phil Anselmo fez foi grotesco? Sim foi! Ele merece perdão? Claro, ele se desculpou! Mas o qual a certeza que temos de que não há mais algum outro artista por aí que carregue algum tipo preconceito ou racismo em sua bagagem? Semana que vem pode ser o Ozzy, mês que vem pode ser o Bruce Dickinson. Vai deixar de curtir as músicas de uma banda importante para o heavy metal por uma falha de um mero mortal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário