domingo, 5 de abril de 2015

Como ser um autor com muitos acessos no Whiplash.Net?


Depois de 6 anos colaborando como redator no site de rock e heavy metal Whiplash.Net, percebi que existem várias "táticas" para se tornar um autor com muitos acessos no site, ficando sempre nas primeiras posições do "Ranking dos Autores Mais Lidos da Semana". E alguns colaboradores do site já aprenderam a usar essas artimanhas para conseguirem vários acessos em suas matérias, mesmo sendo sem fins lucrativos. Depois de muito tempo e várias matérias publicadas para o site, com muitas visualizações, hoje sou o 2º redator de maior acesso em toda a história do site, não que eu vá me gabar disso, mas ter alguns milhões de acessos em um site é muito bacana.

Cada redator do site se utiliza de um método particular para obter mais acessos em suas matérias, ou até mesmo ser o preferido caso algum outro colaborador envie a mesma matéria. Eu por exemplo, por volta de 2010 em diante, eu usava uma tática para ter as minhas matérias como preferencial, se caso algum outro redator enviasse a mesma nota. Eu percebi que um certo colaborador enviava notas curtas, sendo que na fonte original se tratava de um texto completo da notícia, especialmente em traduções. Este mesmo colaborador alegava que suas notas eram curtas por serem "furos", foi aí então que eu percebi que se eu enviasse a nota completa, o site daria preferência para a minha matéria. E isso deu certo, enquanto a nota do cara tinha apenas 3 linhas, eu enviava o texto completo, obviamente, o site escolhia as minhas notas.

Este foi só um exemplo das táticas que um colaborador pode usar para ser bem acessado. Abaixo eu vou listar 5 dicas para se tornar um colaborador de muitos acessos no Whiplash.Net. Pode parecer dicas para alguns, mas que na verdade todo colaborador do Whiplash já deve saber.

1. Tenha tempo:

Lógico que se você tiver um tempo extra nos seus afazeres você irá conseguir enviar muitas notas exclusivas para o site. Mas eu estou falando de tempo de sobra mesmo. O horário de pico no Whiplash funciona já na parte da manhã e se estende ao longo da tarde. Se tiver algum colaborador do site, online, com uma notícia quentinha ou uma tradução exclusiva, já já ela é postada pelos editores do site. O tempo faz com que haja uma certa competitividade entre os redatores, quem postar primeiro "vence". Então, tenha um horário disponível para postar notícias que ninguém ainda traduziu ou postou. Conheço muita gente lá com este tempo disponível, e já até sei os horários que tal redator envia matérias.




2. Envie o máximo de matérias que puder, de preferência polêmicas:


Todo leitor do Whiplash sabe que hoje o site abriu muito espaço para matérias estilo "revista contigo". O site já é conhecido com o "Tv Fama do Metal" por causa disso. Mas para quem tem tempo, naturalmente irá enviar o maior número de matérias que puder. Você pode até dividir entre resenhas, alguma nota interessante de uma banda, um artigo, mas o que o povo gosta mesmo é de uma boa polêmica. Jogue sujo, envie matérias chamativas, cheias de polêmicas e fofocas que o site publica. Se você souber dividir isso entre sua matérias sérias, você não será tão criticado assim. Você pode até se redimir enviando uma matéria interessante após isso, para que o público perceba que você é diversificado. 

3. Use bons títulos nas matérias:


Acredito que o causador dos muitos acessos de uma matéria, seja o título da mesma. Provavelmente algum leitor só abre uma matéria por causa do título. Certos redatores usam títulos polêmicos e cheios de sensacionalismo para conseguirem seus acessos. Use esta tática também, quando for colocar o título da matéria, ouse, e coloque algo que realmente tenha a ver com a matéria, mas que seja ao mesmo tempo bem chamativo, mas sem exageros. Uma piadinha no título pode render alguns acessos à mais, isso fará com que sua matéria chame a atenção do leitor.


4. Fontes: 

A maioria das matérias publicadas no Whiplash, são tiradas de fontes gringas, sites em inglês no geral. Claro que o mundo do heavy metal está muito mais avançado lá fora, então as coisas sempre acontecem no exterior, isso é óbvio. Com isso, as matérias publicadas no site são, em sua grande maioria, traduzidas de portais estrangeiros. Sites como Rolling Stone, Billboard e muitos outros são ótimas fontes para notícias, mas as mais quentinhas são sempre postadas em 3 sites que são os mais visitados dentre os colaboradores do Whiplash.Net. Os 3 sites mais visitados, que são as fontes dos redatores do Whiplash, são o Blabbermouth.Net, o Ultimate Classic Rock e o Loudwire. Além de mais algumas informações exclusivas que você pode conseguir em alguma rede social de um determinado artista.

5. Use Google Tradutor: 

Samuel, mas como assim, você não sabe inglês? Você quer trapacear usando o tradutor do Google? Não exatamente, eu mesmo não manjo muito de inglês e acabo cometendo algumas cagadas em notas cheias de gírias que eu ainda não conheço (e acabo aprendendo por conta disso) ou textos confusos demais. Mas o que eu quero dizer é que usar um tradutor agiliza muito na hora de fazer uma tradução de uma notícia extensa. Basicamente você não irá escrever, apenas irá copiar a tradução e redigir o texto traduzido, consertando os erros de concordância e usando palavras mais apropriadas. Com isso, você irá somente pegar a tradução que o tradutor disponibilizou, copiar e colar no campo onde você escreve as matérias para o site. Tendo o único trabalho de consertar os erros citados acima, só isso. Então, para quem não tem muito tempo, basta apenas fazer isso, mesmo se você seja fluente em inglês e não quer perder tempo digitando muito.

No mais é isso, estas sãos as 5 formas mais utilizadas pelos redatores mais frequentes no Whiplash.Net. Se quiser dar uma conferida nas matérias que eu já postei no site, mesmo quando eu ainda não tinha este blog, acesse este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário