sábado, 7 de fevereiro de 2015

Capas que parecem ser de rock ou metal, mas não são


Basicamente todas as capas de rock e heavy metal apresentam boas ilustrações, muita das vezes criadas por artistas e designers renomados. Tem gente que julga a banda pela capa do disco, igual aquele velho ditado. Mas não só os roqueiros ostentam artes modernas em suas capas, vários outros artistas pop e de estilos variados também representam na hora de escolher uma ilustração para a capa de um disco. Capricham tanto que algumas lembram até capas de bandas de rock e metal. Na compilação a seguir o blog Metal da Ilha separou algumas capas que parecem ser de rock/metal. Criatividade de sobra, confira a seguir.

"Caetano Veloso" - Caetano Veloso (1967)

O segundo álbum do cantor, que leva o seu nome. A capa mostra uma clima bem psicodélico com cores vibrantes além de uma ilustração surreal. A cara de mal e sombria de Caetano também é muito freak. Daria uma boa capa de rock progressivo. 


"Todos os Olhos" - Tom Zé (1973)

A polêmica capa de Tom Zé, para o disco de 1973, "Todos os Olhos", gerou grande repercussão devido a sua idéia irreverente. Na época da ditadura, o artista bolou uma plano de criticar a censura, estampando em sua capa (onde alguns não perceberam) a foto de uma bolinha de gude no ânus de uma "modelo". Para quem achava que se tratava de uma boca, ou mesmo a representação de um olho, literalmente era um terceiro olho. Bem punk essa capa.


"Máquina Voadora" - Ronnie Von (1970)

Ronnie também se inspirou na psicodelia ao lançar o disco "Máquina Voadora" de 1970. Neste disco o cantor buscou um conceito beirando temas como aviação. O disco também faz referências ao livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry. Bandas de rock progressivo facilmente adotariam a idéia da capa.


"American Nightmare" - Eminem (2010)

As capas do rapper Eminem são muito criativas, toda sua discografia apresenta capas ótimas e bem ilustradas. Exemplo disso está na capa do disco de 2010, "American Nightmare", que mostra um rosto humano com o maxilar exposto em meio a um vidro se quebrando, e cada estilhaço refletindo o rosto do cantor. Uma arte como essa ilustraria qualquer álbum de metal-core ou prog metal.


"Oral Fixation, Vol. 2" - Shakira (2005)

Mais uma capa polêmica vinda do meio pop. A bela capa do disco "Oral Fixation, Vol. 2" da Shakira, gerou muita insatisfação em países que não aceitaram a idéia do disco. No Oriente Médio a capa do álbum foi censurada por abordar um tema que mexe com o cristianismo. Na capa a cantora aparece semi-nua, fazendo alusão a Eva comendo do fruto proibido. Cairia como uma luva como capa de um disco de power-metal.


"Born This Way" - Lady Gaga (2011)

Uma das capas mais heavy metal que um artista pop poderia ter. Lady Gaga e seu álbum "Born This Way" já fez inúmeras referências ao metal, inclusive é uma grande fã do estilo. Sua fusão com uma moto estilizada na capa do disco já resume tudo.


"Dangerous" - Michael Jackson (1991)

O ídolo do pop é muito respeitado também na comunidade rocker. Michael Jackson é a arte em pessoa, ou pelo menos foi. E suas capas também não deixavam por menos. A capa de "Dangerous" lembra muito qualquer capa de metal progressivo, com vários significados e elementos distintos.


"Animal Ambition: An Untamed Desire to Win" - 50 Cent (2014)

O astro do hip hop aparece em todas as capas de seus discos, fato normal em um artista solo. Mas desta vez, no disco do ano passado, "Animal Ambition: An Untamed Desire to Win", o rapper decidiu ilustrar a capa do álbum com a imagem de um leão. Bem diferente de seu habitual. Talvez o NARNIA aprovaria esta capa.


"Heróis" - Voz da Verdade (2014)

Quando vi essa capa sem ler o nome da banda, eu jurava que seria de uma banda de rock. O Voz da Verdade é um grupo lendário de adoração à Deus, inclusive tem um ótimo guitarrista xará deste redator que vos escreve. Na verdade a banda possui alguns elementos de rock aqui e alí, mas não agradaria muito um headbanger. Mas a capa do álbum "Heróis" é muito bem desenhada, lembrando os detalhes da maioria das capas de heavy metal.


"Sobrevivendo no Inferno" - Racionais MCs (1997)

A capa do disco "Sobrevivendo no Inferno" dos Racionais facilmente lembra um álbum de black metal ou death metal. Seja pela fonte "satânica" no nome do grupo, pelo próprio nome do disco e pela cruz no centro. Mas algo não está muito certo nessa capa:


Fazendo algumas pequenas modificações, dá pra realmente dizer que se trata da capa de uma banda de black metal não acham? Vejam se não ficou melhor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário