segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Staropoli fala sobre Lione, Holzwarth e futuro do Rhapsody Of Fire

Os fãs da banda italiana RHAPSODY OF FIRE sentiram um grande baque quando o guitarrista e fundador da banda, Luca Turilli, resolveu deixar o grupo e montar o "seu próprio Rhapsody", levando com ele o baixista Patrice Guers e o guitarrista Dominique Lerquin. Desde então a banda seguiu com uma nova formação, lançando o álbum "Dark Wings of Steel" (2013), com os substitutos Roby De Micheli (guitarra) e Oliver Holzwarth (baixo). Porém a banda sofreu nova mudança no baixo, onde entrou o músico Alessandro Sala. Contudo, o maior desfalque da história da banda veio a acontecer na última semana. O vocalista Fabio Lione anunciou sua saída da banda, e pegando carona, o baterista Alex Holzwarth também decidiu abandonar o navio.

Mesmo assim a banda não se mostrou abalada e de acordo com o único membro original, Alex Staropoli, o Rhapsody irá seguir em frente com responsabilidade. O tecladista concedeu uma entrevista para o site Metal Underground e falou sobre as saídas de Fabio Lione e Alex Holzwarth, além de atualizar os fãs sobre o futuro da banda. Confira alguns trechos:

Sobre se ele sabia do desejo de Fabio Lione em deixar a banda:

Staropoli: "Sabíamos que a saída de Fabio iria acontecer eventualmente. Foi uma decisão cuidadosamente discutida em grupo por um bom tempo. Essas discussões foram, como você pode imaginar, interna e confidencial. Fizemos assim para acalmar os rumores, porque nós não sabíamos ao certo o que ia acontecer".


Sobre qual foi a reação da banda com a decisão de Lione:

Staropoli: "Mesmo que a saída de Fabio não tenha sido exatamente uma surpresa, não foi fácil pra ninguém encarar isso. Nós entendemos a necessidade de aceitar essa mudança e passar para um novo capítulo. Vários fãs nos enviaram mensagens de carinho e cumprimentos, além de incentivos. Estamos felizes e vamos nos manter fortes e nos preocupar agora com essa importante transição".

Sobre se as portas ainda estão abertas para Fabio Lione: 

Staropoli: "O que podemos dizer é que temos de seguir em frente. o Rhapsody Of Fire irá criar novas parcerias e olhar para o futuro".

Se ele acha que alguém pode substituir Fabio Lione:

Staropoli: "Fabio será sempre uma parte importante da história do ROF. O novo vocalista terá uma nova identidade vocal. Ele vai ter a sua própria posição na banda. Ele vai escrever mais um capítulo e desempenhar um papel importante, do seu jeito, em uma nova história".

Se a decisão de Alex Holzwarth em também deixar a banda já tinha sido discutida anteriormente:

Staropoli: "Alex e eu éramos sempre abertos um com o outro, nós sempre nos demos muito bem durante todos esses anos e foi divertido. Chega um certo ponto na carreira de um músico onde ele sente a necessidade de tentar outra coisa, e eu entendi ele. Criamos um vasto catálogo de músicas juntos, que permanecerá para sempre.
Tivemos reuniões com a banda em muitas ocasiões, especialmente quando estávamos todos juntos durante shows e festivais, melhor momento para se compartilhar idéias e opiniões. Nós todos demos sugestões sobre o futuro do ROF. Por exemplo, Alex Holzwarth esteve sempre pronto para ajudar a encontrar um substituto certo para ele. Em relação ao que que vem a seguir, eu, Roby e Sala tomamos essa responsabilidade a fim de deixar Alex H. e Fabio focarem no seu seu futuro.

Pessoalmente, eu preciso dizer que é realmente importante estar preparado para mudanças a qualquer momento".


Sobre o legado de Alex Holzwarth 

Staropoli: "Alex é um cara bom, um grande amigo, generoso e, claro, um baterista talentoso. Eu vou sentir falta do seu humor e sua atitude positiva perante a vida e a música. O legado de Alex é sobre como ele ama tocar. Ele pode sentir a música e o que precisa ser feito no estúdio e ao vivo. De modo geral, quando componho músicas, eu programo algumas batidas de bateria, mas era muito mais prazeroso ouvi-lo alí presente, em tempo real. Raramente eu observo um baterista tocando. Mas assistir Alex tocando as músicas do ROF ao vivo é sempre uma grande experiência e uma lição de técnica e estilo. Eu sempre gostei de ver seus solos durante nossos shows desde que começamos a jogar juntos.

Sobre o futuro do Rhapsody Of Fire:

Staropoli: "Vai levar algum tempo para a banda se reagrupar, por isso estamos muito ocupados trabalhando. Nós já estamos no processo de escolha do novo vocalista e um novo baterista. Assim que se confirmar, iremos apresentá-los aos nossos fãs, um por um, e falar sobre os próximos projetos e shows ao vivo. É importante para nós a criação de um line-up sólido que possa beneficiar os próximos anos. Essa preparação vai levar algum tempo. Pode ser mais cedo ou mais tarde.
Em relação aos desafios, como todos sabemos, a maioria dos nossos fãs ficaram tristes com a notícia. Mas depois do choque inicial, muitos compreenderam nossa posição. Esperamos que os nossos fãs continuem mostrando apoio e permaneçam com a gente. Haverão novos desafios e o ROF não pode vencer todos eles sem nossos fãs. Temos o 'Into The Legend', que mostrou pra todo mundo o enorme impacto que o Rhapsody Of Fire ainda pode causar. Será ainda mais difícil de entregar obras melhores, como foi ‘Into The Legend’. Na verdade temos que ter paciência. No entanto, todos estes desafios também fazem do nosso trabalho algo mais emocionante. Esperamos que a banda também possar usufruir da realização desses novos planos".

Staropoli mencionou que a escolha dos novos membros está sendo bem discutida, alguns bateristas já estão sendo escalados, mas o desafio maior será quanto ao novo vocalista. Alex Staropoli disse também que será uma nova jornada para a banda, onde essa será a oportunidade que o Rhapsody Of Fire terá para apresentar algo novo em sua sonoridade.

A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida neste link. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário