quinta-feira, 19 de junho de 2014
Os clipes de heavy metal que marcaram uma geração
Estava eu, um belo dia relembrando os bons tempos, assistindo alguns VHS´s antigos onde haviam vários clipes de metal gravados. Gravar um video clipe de metal em um VHS naquela época era um desafio, porque você tinha que estar "preparado". Não havia Youtube, e você tinha que torcer para passar o seu video clipe favorito na TV. Era satisfatório, porque era na "raça". Nos anos 90 e 2000, várias bandas de metal estavam no auge, e consequentemente, saiam vários clipes legais que enchiam os nossos olhos.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos videos clipes mais influentes e que marcaram época. Lembrando que foi analisado o conjunto (música + clipe), dando prioridade para a combinação da música com o clipe e os takes que deram uma moral à mais para o clipe.
METALLICA - "One"
Começando com um clássico absoluto. "One" foi um dos clipes mais assistidos pela grande maioria dos headbangers. Unir a história do filme retratado no clipe, foi uma combinação perfeita. Os takes onde a banda aparece tocando dá gosto de ver. Ouvir a música já te deixa ligado, assistir ao clipe então...Ver toda a agressividade da banda neste clipe, realmente enche os olhos. Não tem como pensar em um clipe de metal e não citar "One".
PANTERA - "5 Minutes Alone"
Outro clássico, e que clássico. O Pantera possui ótimos clipes, o que dizer de "Mouth For War"? Mas já que teria que escolher só um, "5 Minutes Alone" se sobre-saiu. A música ficou em perfeita harmonia com o clipe, os closes nos instrumentos foi uma jogada certeira. Combinando isso com a performance da banda, quer algo mais metal do que isso? Quem nunca pirou assisti a este video clipe? Ver o Vinnie batendo naqueles pratos, dava impressão de que ia quebrar. Assista e prepare o replay!
KRISIUN - "Murderer"
Arrume um galpão abandonado e coloque o Krisiun pra tocar nele. Imaginou a cena? O clipe de "Murderer" é assim. Quando vi este clipe pela primeira vez, eu tive que dar um jeito de gravá-lo (já que não existia Youtube). O clipe de "Murderer" foi um dos que eu fazia questão de assistir de novo. Os takes de cada membro da banda são precisos, como por exemplo os closes nos pés de Max Kolesne. Só de ver aquilo você fica tipo: "CARALHO!!!". Detalhe para o silêncio que fica após o término da música, e o Max parando com a mão o prato ainda vibrando.
ARCH ENEMY - "Ravenous"
Outra porrada. Nunca vi uma música ficar tão perfeita com um video clipe, como é o caso de "Ravenous" do Arch Enemy. Uma boa opção pra mostrar para os "amiguinhos" que acham que banda com vocal feminino é coisa de bicha. O clipe inteiro é praticamente a banda tocando, mas é isso que conta muito em um bom video clipe. As vezes, histórinhas não agradam muito, então, o melhor é apenas pegar os instrumentos, a filmadora e botar pra quebrar! Destaque para aquela cena em que os irmãos Amott aparecem juntos fazendo o riff principal da música, colocando o demo pra bater cabeça. Angela está "horripilante" neste clipe, valeu muito a pena assistir.
RHAPSODY OF FIRE - "Emerald Sword"
Ah nada melhor do que estar no auge. A banda italiana Rhapsody (hoje Rhapsody Of Fire) passou por uma bela fase no começa da carreira. O lançamento de "Symphony Of Enchanted Lands" foi um marco para a história do power metal. Um video clipe que chamou muito a atenção na época, foi o da música "Emerald Sword", com imagens da banda ao vivo. Na introdução da música ("Epicus Furor") o guitarrista Luca Turilli fica encarregado de animar a galera para começar com tudo. Detalhe para a imagem marcante de Turilli erguendo as mão para o público e dando sinal de positivo, dizendo que está tudo OK. Ver Alessandro Lotta nos palcos é de uma nostalgia tremenda...bons tempos!
MANOWAR - "Return Of The Warlord"
Em clima de "Moto Fest" em minha cidade, lembrar de "Return Of The Warlord" do Manowar é uma bela homenagem. Tem coisa mais heavy metal do que motocicleta e mulher? Apesar das performances da banda serem bem toscas, este clipe foi uma exceção, já que eles não precisaram fazer nada além de pilotarem as motos. Nada mais metal do que pegar a mulherada, montar nas motos e irem para um pub jogar uma sinuquinha e tocar. Um bom clipe.
YNGWIE MALMSTEEN - "I'll See the Light Tonight"
Apesar de não ser muito da minha época, "I'll See the Light Tonight" do guitarrista sueco, Yngwie Malmsteen, foi um video clipe que acompanhei muito pela TV. Que música, que cenário, que clipe. Logo na introdução, uma guitarra queimando e um espadachim surgindo em uma espécie de portal, na sequência dando lugar para a performance de Malmsteen. Com um palco daqueles daria pra fazer um filme, impressionante a hora que aparece um dragão cuspindo fogo, saindo de um poço localizado no centro do palco, em frente ao baterista que estava cercado de serpentes. Pode parecer tosco, mas para a época era algo brilhante.
HAMMERFALL - "Hearts On Fire"
Quem nunca assistiu a este clipe e viajou bonito com aquelas cenas das caveirinhas saindo do chão? Um clipe puramente cheios de clichês, "Hearts On Fire" do Hammerfall, ficou marcado por ser um clipe repleto de efeitinhos até bonitinhos. Mas a imagem que fica ao ver a banda caracterizada do jeito mais heavy metal possível (mas com moderação), nos faz sentir mais orgulho de curtir metal. Os clipes do Hammerfall sempre contam com performances e atuações dos músicos, e "Hearts On Fire", indiscutivelmente, foi o escolhido para este artigo.
OZZY OSBOURNE - "No More Tears"
Clássico puro. Certamente um dos clipes mais assistidos pelo público na velha MTV. O clipe de "No More Tears" é uma obra de arte. Uma mulher que entra em um quarto e, de tanto chorar, acaba ficando completamente alagado, isso é arte. Não sei de quem teve essa brilhante idéia para o clipe, mas se encaixou perfeitamente com a música. Ozzy, completamente macabro nas imagens, conta que a cena em que ele balança a cabeça, foi tão doida que ele pensou que sua cabeça iria cair.
METALLICA - "The Unforgiven II"
De novo Metallica? Sim, de novo. Do mesmo jeito que eu também poderia ter colocado "Mouth For War" do Pantera. Mas como deixar o clipe de "The Unforgiven II" fora da lista? Aposto que eu seria cobrado nos comentários. E sinceramente...que clipe! Confesso que senti orgulho da MTV em passar tanto clipe bom naquela época, hoje...Deus abençoe o Youtube. Mas este clipe do Metallica é simplesmente fantástico, cenas muito bem representadas. Fico imaginando a aflição de alguém tendo o braço preso em um muro e passar por tantas coisas. As cenas da banda tocando ficaram sublimes, destaque para a chuva de pedras que começam a cair e vão formando buracos em torno da banda, até cada um ficar somente em alguns pilares, solitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário